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segunda-feira, 4 de julho de 2011

Ações sustentáveis valorizam imagem de empresas

A inclusão de estratégias que valorizem o meio ambiente deve ser prioridade entre as organizações do país
 
Valorizar, preservar e incentivar o consumo sustentável tem sido prática corrente nas empresas brasileiras. Se antes, priorizar o que é sustentável era visto como um modismo passageiro, hoje é uma realidade urgente, pois, além de preservar os recursos naturais, há um reconhecimento positivo da marca por parte do consumidor, despertando simpatia pelo produto. O cliente associa as ações de meio ambiente ao comportamento das marcas.
Tanta importância tem feito com que as organizações contratem profissionais destinados a cuidar da área de responsabilidade ambiental em cada campo de atuação. Uma recente pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) comprovou essa realidade. Das 109 maiores empresas do país, 70% delas desenvolvem ações de sustentabilidade.
A crescente busca por projetos sustentáveis tem feito as empresas observarem as propostas de outras organizações de modo a identificar as ações mais eficientes. Gina Paladino, especialista na gestão de programas nas áreas de ciência, tecnologia, indústria, inovação e empreendedorismo, e atual consultora da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), afirma que "as grandes instituições têm internacionalizado seus projetos de sustentabilidade, inspirando-se em ideias de empresas de outros países". Gina lembra que além da preocupação com o meio ambiente, que é de fundamental importância, é necessário que se valorize o ser humano. "A maneira como se trata a população também faz parte da sustentabilidade. Tão fundamental quando se dedicar às questões ambientais, as empresas precisam cuidar dos seus recursos humanos, da parte mais social das cidades". Ela ainda lembra que esse é um setor que está aquecido, mas carente de profissionais capacitados.
Curitiba: cidade sustentável e premiada
A capital paranaense há anos se destaca por ter em seu ramo empresarial e urbano, ações que protegem o meio ambiente. Em 2010, o simpósio sobre Economia de Ecossistemas e Biodiversidade (TEEB, na sigla em inglês) para Formuladores de Políticas Locais e Regionais colocou Curitiba como a cidade mais sustentável do país. Em 2010, também foi eleita a cidade mais verde da América Latina, com um índice muito acima das demais concorrentes. Ainda no ano passado, a cidade recebeu do Globe Fórum, o prêmio Globe Award Sustainable City, numa votação que reuniu entidade sueca de empreendedores preocupados com a sustentabilidade global para eleger a cidade mais sustentável do mundo.

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