Contador de Usuários

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Desenvolvendo Ações Sustentáveis

Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento de ações que garanta o suprimento das necessidades da sociedade atual sem prejudicar o fornecimento de suprimento para as gerações futuras. Ou seja, preservando e multiplicando recursos, sem esgotá-los.

Sem um novo modelo econômico pautado no desenvolvimento sustentável, muitos recursos deixarão de existir, muitas sociedades deixarão de ter acesso ao que restar e muitos serão os atingidos pela escassez. O que fazer, então, para não permitir que isso aconteça?
Ações dessa natureza são complexas, pois precisam do envolvimento de cadeias e redes de organizações. É necessária uma mobilização conjunta de vários atores da sociedade. E, principalmente, é preciso admitir que os recursos são finitos, sendo a proteção e recuperação do meio ambiente uma das principais preocupações.
O primeiro passo, então, para o desenvolvimento de ações sustentáveis é a conscientização, é trabalhar a educação dos envolvidos de forma que entendam a importância de se trabalhar com esse conceito. Talvez, o mais complexo seja fazer com que apreendam e multipliquem os conhecimentos passados. Fazer com que o que foi ensinado passe a fazer parte do novo modo de vida dos envolvidos. Criar redes de discussão, grupos de trabalho, envolver empresas, comunidades e ONGs.
O segundo passo é estabelecer as áreas de prioridade (meio-ambiente, educação, geração de renda, desigualdade social etc), as atividades que se quer desenvolver e os objetivos que se quer alcançar. A partir daí, desenvolver projetos que envolvam a comunidade, mostrando que cada um é responsável pelo mundo em que se vive. O impacto social deve ser avaliado, os resultados mensuráveis e as metas executáveis.
A execução dos projetos é o terceiro passo. Aqui, é necessário atentar para a sustentabilidade do próprio projeto. Quanto mais conscientização existir, maior o número de pessoas e recursos envolvidos e maior a possibilidade de continuação. É preciso que haja uma equipe dedicada, com pessoas que conheçam os problemas abordados e as soluções propostas.
A gestão do projeto e dos recursos deve ocorrer de forma transparente, com a participação de membros da comunidade, realizando alterações sempre que necessário. Os resultados devem ser expostos à comunidade e as tecnologias desenvolvidas replicadas em outros projetos ou comunidades.
Se todos abraçarem a mesma causa, o desenvolvimento sustentável deixará de ser teoria para ser uma prática constante no mundo.

0 comentários:

Postar um comentário